Por que as nuvens mudam de cor?

Olá Pessoas!

Essa semana me fizeram uma pergunta interessante: Por que as nuvens mudam de cor?

Então é hora de Freud Explica:

Bem, não sei se vocês sabem, mas a luz é uma onda e sendo uma onda ela responde a uma freqüência, que por sua vez é a quantidade de vezes que uma coisa se repete em determinado período. (neste caso o número de vezes que a energia oscila em 1 segundo para a medição em Hz (hertz)), mas deixando as explicações complexas de lado…

Pois bem, a luz do sol por sua vez demonstra-se branca, porém o branco é a mistura de 7 cores cada cor com sua determinada freqüência: VermelhoLaranjaAmareloVerdeAzulAnilVioleta.

Pois bem e o que é que isso tem haver?

TUDO.

As nuvens são formadas por partículas de água em suspensão na atmosfera, essas partículas de água absorvem ou desviam a luz, assim as nuvens em seu estado normal sem muita densidade deixam passar todas as cores assim resultando no branco (e por que só as nuvens são brancas? Porque as nuvens desviam a freqüência que passa entre elas fazendo as cores visíveis), e então como já deve ter percebido elas ficam negras porque a densidade aumenta, pois como está prestes a chover significa que existe muita água acumulada em um mesmo local (mais densidade) assim menos luz passa pelas nuvens e elas ficam escuras.

Mas e as nuvens laranjadas?

Bem essa cor acontece porque cada cor tem sua freqüência e o ângulo do sol a tardezinha facilita que a freqüência da luz alaranjada chegue em maior velocidade até as nuvens.

E é isso gente, espero que tenham entendido, ou então perguntem ai no comentário que eu tiro as dúvidas.

ps: acredite se quiser mas eu já vi uma nuvem colorida, é serio mas só quem acredita em mim é meu amigo que estava comigo na hora D:

7 Respostas

  1. ainda não sei por que as nuvens mudam de cor.
    me esplique em (15)97919390 ou 97919390

  2. as nuvens podem ser mais q as 7 cores?

  3. Bem a minha pergunta é essa:
    Eu gostaria de saber porque que as nuvens ficam cor de laranja, vermelho de noite?

  4. mais pq as nuvens só tem sete cores poderia ter mais ou menos

  5. Legal, ótima explicação! Eu fiquei surpresa em saber que o ”branco” é derivado de 7 cores, muito interessante. Obrigada!

  6. eu disse para minha mae que as nuvens cinzas eram acumulos de goticulas de agua então elas estão carregadas e por isso muda de densidade e de cores

Deixe uma resposta

