Sereias

Olá vocês!

Hoje estou ativando novamente o Pirosfera e para começar vou postar um pedido da nossa leitora Julia.
Ela pediu um post mais completo sobre Sereias, então vamos lá.

Sereias, em geral, são criaturas místicas  metade mulher e metade peixe, o masculino correspondente desses seres são os Tritões, metade homem, metade peixe.

As sereias que conhecemos hoje são uma derivação das antigas sirenas que eram pássaros com cabeça de mulher, ambas atacavam embarcações.

As Sereias eram conhecidas pelo seu talento musical, com sua linda voz elas encantavam os marinheiros que se atiravam no mar em busca das sereias, eles então eram levados ao fundo do mar para morrerem afogados. Algumas lendas contam também que as sereias, mesmo com inteligência humana, não possuíam alma. E para conseguir suas almas elas precisavam casar com humanos.

Sereias pelo mundo:

Esse ser mitológico é representado em várias culturas pelo mundo, e algumas apresentam aspectos e lendas especificas, vamos ver algumas delas:

No Oriente Médio a sereia era tida como a deusa Derketo, essa deusa teria amado um pastor mortal e com vergonha por ter tido uma filha com ele essa deusa se atirou no lago e tomou forma de sereia.

Uma lenda popular na Grécia, provavelmente de origem medieval, diz que Thessalonike, irmã de Alexandre, o Grande, tornou-se uma sereia após a morte. Ela vive no mar Egeu e quando marinheiros a encontram ela lhes faz uma só pergunta: “O rei Alexandre vive?” , os marinheiros devem responder “Vive e ainda reina”,. Qualquer outra resposta a deixará furiosa e a transformará numa górgona (a criatura com cabelo de cobra que petrifica com o olhar), condenando o navio e todos os marinheiros a bordo.

Na Inglaterra as sereias aparecem tanto para prever desastres quanto para provocá-los. Elas podem também ser um sinal de mau tempo. Às vezes, porém, mostram-se mais benéficas e dão meios de cura a humanos. Os tritões são também citados, como mais feios e selvagens que as sereias, mas com pouco interesse por humanos.

E no Brasil temos um sereia muito conhecida, a Iara, que vive nos rios e encanta os homens com seu canto, trazendo-os para as margens e transformando em pedra. O que também pode acontecer com as mulheres.

E para encerrar veio a minha mente uma dúvida: Como as sereias reproduzem?

Bem, de início é fácil pensar que elas acasalam como os peixes, porém e com os humanos? o que acontece?

Essa foi uma pergunta que me fizeram e que depois de uma pesquisa eu consegui entender, o caso é que eu não lembrava que as sereias se transformam em humanas quando saem da água.

E assim termina nosso post de hoje.

Beijos ;*

58 Respostas

  1. como as sereias fasen sequiso

  2. adorei foi incrivel mas gostaria de saber se sereias ja existiram

    • @Caroline
      Olha, não existiram não, as lendas surgem de histórias inventadas em tempos de navegações, são possíveis fins que levavam as embarcações que nunca mais voltaram, mas nada comprovado, são apenas mitos
      XD

  3. xega de safadisse eu quero saber se ja existiu sereias

    • Cara Caroline,As lendas existem a centenas de anos,talvez alguma mutação humana tenha existido.Os oceanos são muito vastos,e talvez não se sabe exista tais criaturas.Pois a humanidade não conhece nem 10% das especies das criaturas que abitam os mares tudo fica na especulação.Ok mas seria muito estimulante se fosse encontrado tal criatura mitologica.

    • Não existiam não! porque isso é uma lenda, e não realidade

  4. eu achei ingrivel, todo mundo na escola não acredita em mim

  5. eu acho que esiste sim em,bom nunca vi e afinal nao sei nem como sao so em filmes ai sim eu ga vi tipo:h2o meninas sereias,aqua marine. bj e e so.

  6. é mesmo deixa de mentirada sereia existe ou existio?

  7. Você não pode afirmar que não existiram, tantos panteões diferentes com uma imagem em comum em tantos cantos diferentes do mundo. Não há como provar que não existe ou existiu, nós não estávamos lá.

  8. sereias esisten se esistem ?voce ja viu uma?

  9. eu acho que existe sim ate mesmo por que ninguem provou que nao existia entao vcs que nao acreditam explica essa fotos e invençao ou sera que e verdade bem eu acredito ate mesmo por que entrei no site com uma sereia de verdade e tava a explicaçao do dono que tirou a foto quando passeava no rio

  10. As sereias podem ter existido, mas s se for contrariada a teoria de Darwin, ao invés de macacos, os seres humanos eram peixes que foram evoluindo até chegarem à forma de sreias e tritões, alguns seres ao se adaptarem ao mar foram para as zonas abssais e ñ evoluíram, só à partir de meados de 4a.C. que foram avistadas pela 1ª vez, por seres já evoluídos, nós no caso.Já, quanto ao canto das sereias, são sons emitidos na para a comunicação (como os latidos, miados, urros…), que nos fazem voltar ao instinto e ser atraídos por ele. Fim. washingtonanjinho@hotmail.com

  11. sim assim sou eu nos existimos agora consegui mexer no computador e ficar mais perto de todos vcs celma rodrigues a sertanejinha de xerem …um beijo para vc de longe e para vc de perto

  12. legal mais nao e assim que acontece
    eu por ser uma posso ate virar humana
    e bem bem provavel que isso aconteça quando saiu da agua
    mais sempre fica presente
    algumas caracteristicas de um peixe
    em mim
    tenho cabelos ruivos
    pele clara
    por ter 11 anos
    ainda nao me reproduzi
    mais fica algumas escamas quando me transformo em humano

  13. eu gosto muitos dessas historias acho interessante as veze chego ate acreditar mas nunca vi uma mas gostaria

  14. Não é querendo jamais comparar com Deus, mas por acaso vc’s só acreditaram nele só se verem?
    Sei quee vc’s seres-humanos tem capacidade de evoluir as situações, pois nada se cria tudo se transforma.
    Depende de vc crer ou ñ .. e cm o Pedro disse elas ñ fazem só coisas ruins, e os seus ataques significavam proteção !

  15. claro que naum , sereia é um mito ,como vampiros ,lulas gigantescas , sao soo estorias de muito tempo atras ,passatempo para algumas pessoas talvez ,pra min naum fazem parte da realidade , mais , cada um é cada um *-*

  16. Oi meu nome é Aurea eu sou fan de sereias e pra mim futura ecologista elas existem,sei q n é nada comprovado,mas como disseram anteriormente o oceano é mto vasto então pode ser q exista sim,eu acredito,e ficaria mtissimo feliz se visse uma de verdade então quem acredita apoio vcs e pf sigam a minha prima no twitter esse pc é dela.

    Q VERRGONHA !!!!

  17. o twitter dela é @CabecudaDoDudu

  18. Eu queria ser uma Sereia.

  19. mais elas são do mau?

  20. não nuca vi mas tivi u tiu que moreu porcausa do encanto de uma sereia

  21. as sereias são perigosas ou não

  22. nossa sei q sao lindas mais elas sao reais?

  23. Olha na minha imaginação sim! porque eu vejo santo dia um filme da h2o meninas sereias no canal Boomerange!

  24. NOSSA SEIO RA DO SEU NUMCA IA DISCOBRI ISSO CEMPRE QUIS SSER UA SSEREA COM ACALDA ROSA EU NAO ACLEDITO EM SEREA

  25. nossa seora *-*iiii u.u

  26. Eu acho legal ver estas coisas sabe é muito bom sabe é que nós se sentimos uma sereia né? ;}

  27. rsrsrs… meU CaaBello é Dourado e comprido,,, tenho alguns colegas qe me pertubam de sereia de Prado,rsrs,,, eu adoro sereias,,, com cores rosa & azul…

  28. minha nossa senhora!!!!!!

  29. cacete, sereias não existem vcs são muito idiotas de pensarem q existem seja macho ou fêmia essas criaturas são mitos apenas lentas q marinheiros inventam.o meu pai é marinheiro a anos e ele nunca viu uma pq ñ é verdade.ha e concordo c/ vc pedro

  30. Me deixou curiosa vou pesquisar lendas de sereias . Isso esta começando a me converser

  31. Eu sei que vc nao acredita mas eu tenho uma prima que ela e sereia em tempo de lua cheia eu emloquece ela pula demtro da gua asorte que e dentro da pescina ai da tem de pegar ela se eu foce contar tudo eu pasava o dia todo como e a rotina dela agente sonha eem ser sereia que a coisa e linda pelo aucontrario e triste

  32. SEREA AZU AI E BONITO

  33. SEREIA AZUL ME RESPONDI

  34. oi exeste sereia de verdade

  35. gosto e sempre gostei

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: