Sotaques brasileiros!

Os sotaques em geral são ditados pelas diferentes colônizações. Assim os Gaúchos e Catarinenses onde a colônia européia tem forte sotaque é puxado o R. Em Pernambuco colônizado pelos holândeses o sotaque também teve sua influência. No Norte, colônizado pelos Portugueses que deixaram também a marca da sua cultura.Então vamos ver alguns tipos de sotaques…

Barbaridade, tchê!!!

Mineiro: O jeito de falar dos nosso companheiros é muito legal, pois eles adoram cortar as palavras e imendar com outras, fazendo abreviações engraçadas, além do inconfundivel Treem, que significa “coisa” e o Joia “legal”.

Ele é mineiro.

Rio: com o seu puxado Ch, S e X, pois são influenciados pelos originadores, os Portuguêses que falam igualzinho, oque maissssssssss posso falar sobre esse povo?

Tem dúvida se é Carioca?

Paulistas: Os Paulistas mesmo puxam bem o R com um som bem abafado e engraçado, por mais que em São Paulo exista pessoas de todas as regiões do Brasil.

Finge que ele é paulista, que ta ruim de achar!

E agora algumas gírias pra vocês:

Paulistas: Mina, Mano, Puta (com sentido de Muito), Uê, entre outras

Nordestino: Visse(Pernambuco), Oxi(derivação do Oxente), Massa, Leso, Acolá (Ceará), Afolosar, Apartar, Avexado, Baitola, Cagado (com sentido de Sortudo), Cambada, Fulero, Quenga, entre outras.
ps: Coloquei muitas gírias porque é o Nordeste em geral, ok?

Rio: Aê, Boiola, Bolado, Coé, Goiaba (com sentido de destraido), Irado, e mais…

Gaúcho: Tchê, Báh, Barbaridade, Baita, Tri-Lagal, entre outras.

E para encerrar vou falar sobre meu sotaque:

Nordeste: Divide-se com o visse inteiramente pernambucano, ou o jeitinho preguiçoso de falar dos Baianos, mas nenhum outro sotaque é tão legal a ponto dos próprios tirarem onda como o meu Pernambuquês, o Jeitim de Matuto que é muito massa mermo!

Luiz Gonzaga.ps: não falei do sotaque gaúcho, porque não tinha mais nada pra falar dele e no ínicio do post já expliquei bem resumido..

Oxente terminamu Mainha, comenta aê visse?
Ps:. Muita gente reclamou, então vejam aqui a edição completa!

139 Respostas

  1. Muito interessante o post.

    Ps: Bahia é a única palavra na língua portuguesa que o “h” fica sozinho no meio da palavra, sem a companhia de outra consoante como o “l” ou “n”. Portanto, a grafia correta seria baiano e não “bahiano”, como postado.

    Valeu!

    • Idiota o certo eh baiano na gramatica
      nunk estudou naum foi?

    • ameiiiiiiiiiii pra mim serviu muitoooooooooo

    • Bahia = Estado
      Bahiano = Quem nasce na Bahia
      Baía = porção de mar rondada por terra
      Baiano = NÃO EXISTE

    • mas no popular é baiano mesmo quem liga pra rega de português quando o povo abreviou?,ante sera pharmácia,e depois farmácia,não complica porque ninguém e´tão culto pra falar/escrever as palavras com a gramatica correta,há um diferença ente coloquial e culta,e não precisa transformar qualquer palavra em culta pra dar um ar de erudito,apte porque tanta cultura de a vida é simples,vc aprende as palavras e fala do jeito coloquial,comum,a não ser se vc for rico,mas essa de falar bonito,tem rico com alma do povo comum,foi trabalhando pra enriquecer,e acha que falar bonito é besteira,pensando bem é besteira,é como um musica clássica,tem uma notas pra enrolar ,quando o rock e outros ritmos assim como a musica eletrônica tem transições de tons mais rápidos e outras características para mais facilidade de entender o ritmo e dançar ou entender o sentimento da musica

  2. Legal a postagem…..parabéns

    Só não concordo com uma coisa …sou carioca e aqui eu nunca, mas nunca mesmo, ouvi falar desse tal de goiaba….kkkk

    Você poderia dizer que o carioca também tem sotaque quando fala o “T” ,por exemplo aqui agente fala o “t” quando no final da palavra com som de ‘tch” Ex: diferen”tche” ,morou?
    Abraço.

    • Concordo com vc !

    • “Rio: com o seu puxado Ch, S e X,”
      O som do T vai pro lado do Ch, por isso o sutaque.
      Sou mineiro, mas tenho sutaque carioca, e eu não acho que jóia seja uma palavra daqui, não é normal o uso, nunca vi goiaba também.

  3. o sotaque do nordestino é o mais lindo mesmo!

    falo oxi e visse com muito orgulho \o/

    • Hahahaha

    • discordo plenamente, o sotaque nordestino é o mais feio e o mais irritante de todos, ñ sei como esse povo se orgulho desse sotaque horrivel e vergonhoso

      • Gente que falta de respeito com o sotaque dos semelhantes. Ninguém deixa de ser bom ou ruim, não se julga uma pessoa pelo sotaque gente. O que determina quem você é é seu caráter. Sou nordestina sou Pernambucana amo meu sotaque VISSE. E o de várias outras regiões como a de minas e Rio grande do sul. Não tenho preconceito. Meu sotaque é lindinho. E olha quem desdenha quer comprar.

      • Vergonhoso é o teu preconceito e a tua falta de conhecimento, Lacaio Rodrigo, digo: caio (de caiu)

      • Não existe sotaque nordestino, e sim baiano, Pernambucano, cearense e entre outros por que não diferenciados, beleza?

      • kkkkk nos Orgulhamos mesmo, não só do sotaque como da nossa terra, que vocês sulistas trabalham para visitar e são despeitados por serem frios, infelizes, bem diferente de nós que vivemos em festa…. Cala a boquinha seu idiota, essa é região mais visitada e conhecida no mundo, berço dos maiores nomes da música de modo geral. Ótario

    • O sotaque pode ser bom como expressão cultura, mas ouço muitos nordestinados falando errado, trocando letras, como trocar o E pelo I na palavra presidente (prisidente), trocando O pelo U na palavra governador (guvernador). Sotaque é apenas trocar a entonação, como em prefeito (préfeito). Falar errado sempre foi feio, é feio, e sempre será feio.

    • vdd sou paraibano e tenho muito orgulho da minha cidade nasci no rio de janeiro amooo minha cidade!

  4. Bem legal, porem o correto em vez de Tri-Lagal no gaucho o correto é Tri-bagual e aqui a gente chama dinheiro de pila..rsrs
    Abração

  5. O sotaque paulista é por causa da influencia italiana, sotaque nordestino e o dos cariocas são da forte influencia portuguesa, como em Portugal tem diferentes sotaques acabou gerando essas diferenças no Brasil, já no sul, creio que o sotaque venha da influencia germânica e castelhana. E uma curiosidade, em santos e São Vicente (primeira cidade do Brasil) existem um sotaque muito parecido com o carioca, inclusive usando a segunda pessoa do singular em substituição ao você, pois existe uma influencia grande da ilha da madeira, não sei se o mesmo ocorre com o sotaque carioca.

    Obs: Muito fraco esse post, poderia ter pesquisado mais antes de fazê-lo.

    • @Fabio
      Eu realmente pensei em fazer esse post contendo os assuntos que você mostrou em seu comentário, porém eu achei que seria muito longo e cansativo, eu sei muito bem do assunto que você está falando, sobre a colonização, como eu comentei um pouco, porém acho que minha idéia de facilitar para vocês não foi muito boa não é?
      Pretendia agradar porém não consegui, então não se preocupe pois eu irei fazer um novo post falando tudo que sei e consegui pesquisar sobre os sotaque, obrigado pelo toque!
      XD

    • Fica esperto cara, minero num fala errado, somos cultos, isso é migué desses caras q tem inveja

      • vcs falam mó estranho! o unico português correto é o do paulista, mais falo do paulista mesmo, ñ do nordestino q vem pra cá arrasta com sue jeito mulanbento de ser, os Paulistas q ñ troca a fonética das letras

  6. Faltou postar o sotaque do típico manézinho da ilha (apesar do nome, todo manezinho se orgulha de ser chamado de manézinho) de Florianópolis, ou melhor, de Fronópis. hehehhe

    Procurem no Youtube videos sobre manezinho da ilha que é show de bola

  7. OXEEEEEEEEENTE. KKKKKK adooooooro
    o sotaque nordestino é o melhor!

  8. Cadê o sotaque PARAENSE PORRA!?Só porque vocês vivem no sudeste ou no sul vocês acham que não tem vida aqui Norte?Vocês acham que aqui é só mato?

    • @Caio Cunha Ferreira
      Pô velho, desculpa ai.. esquecemos do sotaque paraense! ;~
      Mas agente do blog pirosfera não somos do sul/sudeste não, tá? Somo NORDESTINOS!
      Obrigado pelo comentário e volte sempre *-*

    • @Caio
      Hey cara desculpa ai, mas eu pedi ajuda e num veio nenhum paraense me informar sobre seu sotaque.
      Eu gostaria muito de que você tivesse conversado comigo antes, mas eu num sei como é seu jeito de falar, espero que você entenda, e se quiser me falar um pouco sobre isso eu posso complementar o post.

      • Algumas expressões Paraenses:
        Égua: Tem vários significados. É bastante usado no lugar de “porra”
        Pai D’Égua: Legal, bacana, etc.
        Borimbora: Vamos embora
        Bora: Vamos
        Filho duma Égua: Filho da mãe, da puta

    • E verdade mas eu vou falar tem o eguá , Paidegua , maninha , arriado
      e muios outros ! Vê se da proximá vez vcs se lembram de postar isso , faz parte da cultura do barsil !!

  9. Cade o sotaque da regiao Norte,estou precisando fazer um trabalho escolar mais não tem no site!

  10. Hey my friends…..
    gente eu estou procurando sotaques brasileiros quem souber uns please responde ai :D.
    comenta ai depois eu entro e agradeço! :D
    volto daqui 3 dias ou nunca mais tirei nota baixa na prova provavelmente ficarei sem entra na net até o fim do seculo *chora*
    xauzim pessoal responde ai vai espero noticias.
    bjaum

    assinado: @Danny.Tibba@

  11. Só acho que alguns estados não falam e não devem falar por toda uma região. Não é preconceito, mas não vejo o sataque maranhense igual, tampouco parecido aos sotaques da maioria da região Nordeste, embora neste esteja inserido politicamente.
    Só falei isso porque nas outras regiões fala-se, INDIVIADUALMENTE, em: Rio, São Paulo, Rio grande do Sul, etc. Por isso prefiro que cada um fale de si, e não, como se o todo, fosse.
    Aproveito para felicitar ao Caio Cunha Ferreira pela sua atitude de chamar a atenção para o seu estado, o Pará.

  12. @Nilvan Braga

    Tudo bem sei como é chata a generalização
    mas como eu ja disse eu pedi ajuda para algumas pessoas de outros estados e ai estão os que ajudaram, no caso do Nordeste eu coloquei como a maioria do estado fala, me desculpa, mas não vieram maranhenses para me ajudar, e eu acho que seria muito grande e cansativo falar de cada um dos Estados.

  13. Pedro!
    Não há necessidade de pedir- me desculpas. Talvez a forma como eu tenha postado tennha dado margens à interpretações errôneas. Mas fui sincero em meus comentários, pois o tema é: “Sotaques Brasileiros” e os comentários apresentados fazem referência à região Nordeste e dentro desta região há vários sotaques que não vi, aqui, serem comentados.

  14. pow gostei muito de conhecer um pouco mas sobre os outros lugares do Brasil

  15. esse sati fez eu trmina o trabalho

  16. GOSTEI MUITO DA SUA CRIATIVIDADE EM OLOCAR ESTE TEXTO PARA TODOS VER. INCLUSIVE COPIEI ESTE TEXTO PARA APRESENTAR UM TRABALHO NO COLÉGIO. BJOS DE MAIRA SOARES DE OLIVEIRA SANTOS .CURITIBA- PR

  17. CX NNV SDFNMMNMKFFFFF

  18. Adorei a sua criatividade, mas, faltou da região norte.

    Justamente o q preciso para o meu trabalho

    então, se alguem puder me ajudar. vlw

    • @ Lilian
      olha só eu pesquisei para você
      XD
      A Amazônia brasileira apresenta, de forma geral, dois sotaques: um tradicional e outro trazido pelos migrantes advindos principalmente em decorrência das grandes rodovias construídas a partir de 1960.

      tradicional: forte presença do português europeu misturado a palavras e pronúncias das línguas indígenas tradicionais, formando expressões onde o s e o r são pronunciados de forma semelhante aos s e r do Rio de Janeiro; presença marcante dos verbos conjugados em concordância na segunda pessoa, i.e., tu fizeste, já almoçaste?, já abriste o presente que mandaram para ti? Está presente em quase toda a Amazônia, inclusive nas duas metrópoles (Belém e Manaus) e nas regiões onde a degradação ambiental não é muito acentuada.

      sotaque dos migrantes: está presente principalmente no chamado Arco do Desmatamento (região em formato de meia-lua que vai do Oeste do Maranhão, passando por Tocantins, Sul do Pará, Mato Grosso até Rondônia), constitui-se como uma miscelânea de sotaques, principalmente de maranhense, mineiro, gaúcho, goiano e outros de várias regiões brasileiras. Têm como marca o s pronunciado de forma semelhante ao s de São Paulo e diferencia-se do sotaque tradicional por soar de uma maneira mais caipira.

      olha só ficou meio grande, peguei o sotaque da região amazônica que abrange grande parte do norte brasileiro ok
      espero que ajude ;*

  19. ajudou sim, muito obrigaduu
    vlw

  20. gostei do post,geralmente não percebemos como o nosso sutaque é carregado.
    eu sou carioca e ás vezes parece que temos preguiça de falar as palavras,o que nos leva comer algumas letras,sabe?”pra fazer sopa de letrinhas” hausha.outra coisa do sotaque carioca,geralmete quando a palavra termina na letra “e” pronunciamos com som de “i”. ex.:post”i”(poste),gent”i” (gente),sotaqu”i” (sotaque).
    vlw!!!

  21. ihhhh ainda cometi outra exemplo do sotaque carioca,em meu comentário anterior escrevi “sutaque” ao invés de sotaque,vê se pode?!?!

  22. achei mto bom de verdade
    o melhor q eu vi ate agora parabens vc soube colocar suas palavras :D!

  23. só pra constar aew pro pessoal q “quebrou o pau”!
    se vc se sentiu ofendido o problema é seu o fato é q me ajudou muito ….
    se vc sabe faz melhor ninguem ta te impedindo de postar o seu . agora criticar o trabalho dos outros v6 se dispoem …..
    poxa foi de livre e espontanea vontade pow.
    se ele fosse colocar um por 1 ia dar mta coisa intaum ele generalizou os principais. se vc qer postar algum a mais dos que ele colocou ,seria muito bem vindo para mim e muitos outros q fazem trabalhos do tema assim como eu.
    obrigado.

  24. o paulista tem varias girias entre elas , o truta , treta , trampo , chepa , mano , meo , orra , oloco bicho, oloco meu , orra bicho , putaquepariu, veio entre outras

    ja o nordestino tem influencias dos franceses e holandeses que habitaram por ali … poriso esse sotaque diferenciado ..

  25. Desculpe o meu comentário. Foi demasiada grosseria de minha parte.

    Eu tenho outras expressões muito utilizadas por nós paraenses:
    Brocado: Faminto
    Olha que o pau te acha: Aviso de possível briga
    Barroco: Antigo
    Açaí du grosso, du papa: Açaí bem pastoso
    Papa-Chibé: O típico paraense
    Algumas características do nosso jeito de falar:
    – O uso praticamente exclusivo do “Tu”
    – Conjugação correta
    Ex: Tu foste, Tu comeste, Tu bebeste,…
    – O uso de um único “que”
    ex: “O que é isso”
    – O s “chiado”
    Obs: o nosso modo de falar é bem diferente do dos cariocas

    • @Caio
      Obrigado por acrescentar algo a o nosso post *–*

      • KKKKKKK VALEU ISSO ME AJUDOU NA TAREFA DE GEOGRAFIAAAAA VCS SAO MASSA

      • De nada. Quanto a questão da conjugação do verbo, as pessoas que moram na periferia não costumam faze-lo corretamente. Isso é mais questão educacional do que cultural.

    • os paraenses que eu conheci de belem xiavam muito,os do interior nao

      • O sotaque do interior é diferente porque a colonização´no interior é diferente. No interior mais próximo de Belém o sotaque é parecido. Quanto mais se afasta da capital, mais distinto fica o sotaque. Acontece o mesmo em São Paulo. No sudeste do Pará, mais de 60% da população não é paraense. Muitos são gaúchos, goianos e nordestinos. Vieram pro Pará na época da exploração do ouro na região. É um dos motivos da proposta de separação que foi recusada ano passado. Mas claro que também havia o jogo político.

      • Carlos disse:
        “os paraenses que eu conheci de belem xiavam muito,os do interior nao”

        Os do interior do sul e sudeste do Pará tu queres dizer(migração recente), porque os do interior do Oeste falam chiando, haja vista que a influencia portuguesa no Grão-Pará foi imensa, até os nomes dos lugares e cidades são nomes de lugares e cidades de Portugal: Almeirim, Monte alegre, Alenquer, Óbidos, Faro e assim por diante.

  26. kkkkkk gostei só mais eu acho que tem mais sotaques de outros lugares mais vlw ai ses são gente boa !!!!

  27. adorei a explicacao mais tinha tao poucaas frases de brasileiros pena mais eu consigui 30 pontos nesse trabalho !!!!Adoreiiiii vou entrar sempre nesses site para tirar duviad !!!!
    Ass:Maria Clara

  28. Muito legal o que você fes assim da para pesquisar e aprender falo chal galera.

  29. Sotaque não tem nada a ver com gírias.Gírias são expressões usadas para substituir termos politicamente corretos.Sotaque é a maneira como uma pessoa pronúncia determinados fonemas ou sons de uma língua. Sou do Paraná,e acho muito bonito o sotaque dos Pernambucanos e Sergipanos.

    • Concordo plenamente!! (e também adoro o sotaque dos pernambucanos, principalmente dos de Recife, o s chiado me fascina)

  30. ôces, dizem que falamos errado, mas somos bravos diferenciados, olha só! temos uma diversidade lingüistica…

  31. vai se ferrar nao tem nada que eu presciso

  32. poim mais sobre o Baiano

  33. tenho sotaque de são paulo cm muito orgulho , sim! meu , adooro

  34. muito legal esses sotaques
    hahahahahahahahhahahahh

  35. legal mais sou paulista e nunca falei ué

  36. amei …….mais meu trabalho é só sobre sotaque gaúcho….entâo nn me ajudou muito………By: gleyka lovy : ))

  37. no sotaque mineiro nos pronunciamos muito uai

  38. Algumas pessoas confundem ortografia regional com sotaque. Por exemplo:
    Mexerica = Tangerina = Bergamota, ou seja, em São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul, os nomes da mesma fruta;
    Caine = carrrrne = carssne (o “r” é pronunciado na garganta); são exemplos de sotaques, ou seja, uma mesma palavra é pronunciada de formas diferentes.
    Não existe povo que fala mais certo ou mais errado que o outro, existem regionalismos e sotaques. E tudo se transforma nessa maravilha que é o Brasil, na unidade linguística do português brasileiro. Errado é o que dizem de certas emissoras de tv que exigem a padronização da língua fazendo com que não se percebam mais quem é de onde. Isso eu acho erradíssimo. Que a emissora pregue o falar correto tudo bem, mas unificar os sotaque, sinceramente!

  39. Sempre tive curiosidade de saber de onde veio os sotaques brasileiros.infelismente ha muito preconceito contra os nordestinos o q nao deveria existir temos q respeitar afinal de contas nós nao escolhemos!

  40. Adoro todos os sotaques, todas as diferenças regionais, todas as gírias locais…. Se assim não fosse, ou melhor, se fossemos iguais em tudo.. hummm… pera! (economicamente não seria tão ruim assim né?), não seria tão delicioso viajarmos aos quatro cantos do país e nos encantarmos com tudo isso, não teria graça, não é mesmo?
    Quando se juntam paulistas, cariocas, nordestinos, mineiros e sulistas para uma conversa…. que delíciaaaaaaaaa.!!!!
    Quanto aos estados em que o sotaque é pouco acentuado, ou é por conta da influência de vários, como no caso do norte e centro oeste,

    Agora, exigir que o resto do Brasil saiba diferenciar os sotaques dentro do nordeste (como reclamou o maranhense acima), é querer demais, não acham?

    • Aqui não houve nenhuma exigência. Ao contrário, solicitei somente que cada um falasse por si, ou do seu, especificamente. Agora para rotulados se despirem de seus de certos conceitos, fica a dica: apresentem-se com, pelo menos, um pouco de inteligência – que seja suficiente para mudar a ótica e afinar os ouvidos para que seja possível sentir que há muita diferença entre vários sotaques do Nordeste e, isso não é gratuito, há um contexto histórico. Mas não se preocupe, Fátima, pois há muitos maranhenses espalhados por este país afora, assim como pessoas de outros estados do Nordeste. Dito isto, espero que tenhas o privilégio de conhecer alguns maranhenses para que os teus ouvidos ouçam o nosso sotaque e tu percas este teu bairrismo desnecessário. A propósito, vou fazer uma correção no teu texto: ” Quando se juntam sudestinos, nordestinos e sulistas para uma conversa…. que delíciaaaaaaa!!!”

  41. Interessante seu post, sou paulistana e sempre quando viajo para outras regiões do Brasil, comentam que eu sempre puxo o ”R”.Obs.: Charlotte tem razão, o sotaque do indivíduo não tem nada a ver com às gírias.(:

  42. Obrigado .
    Me ajudou muito o post,e os comentarios vlw gente *-*

  43. não gostei pq só tem sotaques feios

  44. Báaaaaaa , muiro legal

  45. esse site é muito legal

  46. Me ajudou mt na minha lição de casa sobre os sotaques vlwww!!!!

  47. que dizer q no parana nos falamos certo

  48. gostei dos sutaques eles me ajudaram muito no meu trabalho….

  49. É mermo, bota mais sobre o sotaque baiano aí bixinho *-*

    xD ‘

  50. Muito superficial essas explicações. Não falou por exemplo da diferença entre o R retroflexo do interior e o R da capital e baixada santista. E o S chiado também presente em Belém, Manaus, Cuiabá, Florianópolis e também em Recife (que difere do resto do nordeste, que não puxa o S nos finaish dash palavrash como na capital pernambucana). Fora o som do TE,TI,DE,DI, que muda de lugar para lugar em uma mesma região, tanto no nordeste, como no sul, São Paulo e Mato Grosso (nos outros lugares não citados predominam-se os sons de tchi e dji)
    E para mim, gírias nada tem a ver com sotaque, pois sotaque é a maneira como uma pessoa pronuncia uma palavra e gíria faz parte do dialecto de certa localidade, envolvendo diferenças gramaticais e não necessariamente fonológicas.

  51. Todos os Sotaques são bonitos (de verdade) mais claro que o carioca tem a sua parte e os paulista também .. mais os Nordestinos não tem compareção o sotaque deles é muito Bonito pricipalmente da PARAIBA : )

  52. o Sotaque dos Nordestino não tem comparação é muito bonito, e eu tenho orgulho de ser Nordestina : ) , também acho bonito os gaucho mais o Nordestino é + pricipalmente da Paraiba….

  53. preciso de um sotaque nordestino para uma peça pode me ajudar?

  54. Como assim sotaque paulista é só puxa o R… vc nunca foi pra São Paulo…. paulista puxa o R em pouquíssimas palavras.. o que mais pega é colocar i onde não deve… como falar “arroiz”(arroz), “paiz”(paz), “deisde quando/” (desde quando?),etc…. Além de que paulista prolonga muito mais o M e o N do que o R

    • Seu comentário foi redundante.

      • muito legal a iniciativa do blog.

        Sou gaucho e a expressão “tri-legal” é usada na capital porto alegre,
        enquanto o tche, ou o Che é usado no interior e na fronteira.

        ladeira é lomba, semáforo é sinaleira, oi ou olá é e aeee

        no rio grande do norte, onde eu conheço bem tambem, existem umas expressões bem interessantes:
        massa que só – cabra macho – xibiu – xibata- diga aé – aperreado- vixe, etc..

    • concordo com vc
      nasci aqui em são paulo
      e não falo nenhuma palavra puxando “R ” , e não conheço nenhum paulista que faz isso
      Eu acho que se tiver alguem que mora aqui que puxa “R ” nas palavras , pode ter certeza ou essa pessoa não é paulista ou deve morar na parte Norte de são paulo (pq a maioria das pessoas que vem de outros lugares do Brasil vão morar pra lá), ou então a familia não nasceu aqui , e por causa da convivencia , acaba aprendendo a falar assim !!!
      OBS: não estou falando mal do post , só estou dizendo oque sei , corrigindo pq as pesquisas feitas na internet nem sempre são certas.
      Vc podia fazer uma pesquisa com pessoas de cada região , pra ter respostas mais exatas . Pq vai por mim , esse negócio de pesquisar na internet não é 100% correto !!!

      • A minha avó puxa o “R”, pois é neta de italiano, mas os paulistas e paulistanos de algum tempo pra cá, não arrastam mesmo o “R”, gostei da sua observação….e vamos concordar, adoro o jeito paulista de falar….

  55. E sotaque goiano, cadê? É parecido com mineiro, mas não é igual…kkk

  56. O sotaque de Florianópolis é igual o de muitos citados aí por exemplo como comentaram dos paulistanos acima “i” a onde ñ tem ex: três(treis) arroz(arroiz). Também o “r” pode ser puxado ou com som forrrte. Nois também falamos “tomati” com som de “tchi” ao invés de “tomate”. E às vezes tbm falamos com S chiado. Beijos à todos

  57. sou de PE.moro no interior,SP.Eles falam,carrção, balangar,carrça tudo é legal e muito engraçado.Tenho 2 filhos e ñ sei a salada q virou…só os que são de fora é q percebem.Oxente tudo é Brasil, porque em outros países também tem divisões de sotaques.

    • O do maranhense e bem diversificada pela influência francesa e portuguesa além de pertencer ao nordeste e quase meio norte e tem a singularidade do mais bem correto idioma

  58. Sou de São Paulo, mas não uso a expressão “puta” pois pra mim é pejorativo, não deixa de ser um modo de xingar uma mulher de “garota de progama”.

    Eu não entendo muito bem o que vc quis dizer com o R abafado e engraçado, mas blz, já me disseram mesmo que paulista “capricha” no R kkkkk

  59. Sou cearense mas não sei o que é ”afolosar”.Mas ,gostei ,achei legal ,nós cearenses colocamos um chiado sabe? com som de X ,nas palavras com ST, por exemplo: estrela, estranho, estavam..nas outas palavras terminadas com S, falamos com som de s mesmo.O T e D,falamos com um H no meio thi, dhi,como no resto do pais.

  60. também falo … oxi! é a minha cultura.
    Tenho muito orgulho. Gostei muito do post bixim!
    rsrs

  61. CADE O SOTAQUE GOIANO…BLOG NOOB.

  62. ajudou muitoo vlw*_*

  63. muito legal com ctz bvou tirar nota 10 né duda linda kkkkkkk”

  64. eh vai ajuda muito esperooooo….. vlww vlw vlw

  65. oou melhor disendo duda loreno

  66. OS PORTUGUESES NÃO XIAM ARRASTADO COMO OS CURIECAS E RECIFALIDOS..O BELO R’ SULINO É PARECIDO COM O ESLAVICO E NÃO PUXADO COMO O CAIPIRA DOS EUA E PAULIXO E INVERSO AO RR/H NORDESTINO QUE LEMBRA MAIS O FRANCES (EM SP DIZEM QUE ISSO É ARRASTAR O R, QUANDO É O INVERSO); RESUMIR NE A BA E PE É RIDICULO..O SOTAQUE CEARENSE FOI IGNORADO E É O SOTAQUE MAIS POPULAR NO DEEP HINTERLAND DA REGIÃO; ALEM DO MAIS O RESTO DA REGIÃO NÃO FALA CANTANDO COMO OS BAIANOS PREGUIÇOSOS E NEM COM XIADO ARRASTADO DE RECIFALIDA..SP TEM NO MINIMO 4 SOTAQUES, SENDO 2 DA CAPITAL E 2 DO INTERIOR (COSTA E HINTERLAND); SP É O ESTADO COM MAIS SOTAQUES (TEM MAIS SOTAQUES QUE UMA REGIÃO INTEIRA TIPO O CO); JÁ A REGIÃO COM MAIS DIALECTOS E PROTO-IDIOMAS É O CUDESTE COM NO MÍNIMO 3 VARIANTES BEM DIFERENTES UMA DA OUTRA (ISSO SE DEVE A DISTANCIA TEMPORAL E A GEOGRAFICIDADE DIVERGENTE DE CADA QUAL; MINAS ISOLADA NO DEEP HINTERLAND MONTANHESCO ENTRANDO NO MAPA GEO-ECONOMICO NO XVIII, SP SÓ ENTRANDO NO MAPA EXPORTACIONAL DE MAIOR PROPORÇÃO ENTRE O XIX E XX, E POR AÍ VAI)..SOTAQUE PERNAMBUCANO COM INFLUENCIA HOLANDESA FOI DE DOER..KKK

  67. Essa parte das gírias ficou muito superficial hein amigo? Só uma opinião…

  68. ñ achei o q eu queria!!!!!

  69. Estou fazendo uma pesquisa sobre dialetos brasileiros para minha próxima “contação de histórias” na biblioteca que trabalho e adorei tudo que foi postado. Obrigada!

  70. olá bom dia boa tarde ou boa noite

  71. Nao devemos confundir “ter sotaque” com “falar errado”. a palavra presidente é pronuciada prêsidente no sul, sudeste, centro oeste, mas no nordeste é pronunciada présidente, isso é sotaque, mas falar prisidente, como dizem vários deputados nordestinos, não é sotaque, é errado.

    • As palavras prêsidente e présidente estão graficamente incorrrtas. O correto é apenas presidente. (Présidente, acho que você quer dizer que baiano fala assim? Não! De jeito nenhum!) Se você julga que nós falamos errado só porque colocamos um som agudo no e, vocês erram também por colocar o circunflexo no e. E aí, quem erra mais? Um povo ignorante é aquele não respeita as particularidades alheias. Existem quantos Brasil?

  72. Pow cara muito bom seu post, mas pra muitos eles confundem sotaque com analfabetismo na haver uma coisa com a outra…só complementando seu post, o estado do Maranhão é o único estado onde esse povo nao possui sotaques!
    Lembrando que gíria nao e sotaque e sim vício de linguagem…
    Valeu abraços…
    Caio você. Precisa ser mais humano aqui nós somos….

  73. Oxente bichim, também sou pernambucano.

  74. Queria dizer para alguns que ficaram presos ao passado, que os anos 60 a 80 já se foram a muito tempo, nem todo mundo fala errado aqui no nordeste. Não substime os nordestinos que você pode quebrar sua cara.

  75. E o norte e o centro-oeste não existe no Brasil não né?

  76. Moro no RS mas não falo igual a um retardado .-.

  77. eu amooo o nordeste não ligo pra os que falam mal pra min gosto de todos os sutaques moro na paraiba e nasci no “rio” de janeiro amoo minha cidade tenho muito orgulho da minha cidade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: